terça-feira, 25 de novembro de 2008

Nhoque de batatas com molho de tomate



Nhoque de Batatas

Nhoques de batatas podem ser feitos com ou sem ovos. A maioria das receitas é com pelo menos as gemas, mas eu acho que, para compensar o líquido do ovo, acabamos colocando muita farinha e , por conseqüência, o nhoque fica muito pesado. Meu motto em termos de nhoque é quanto menos farinha melhor. E é ainda por isso que prefiro assar as batatas no forno e as misturar com a farinha (pouca) ainda quentes.

Essa receita é a que eu considero mais leve, só que ela é tão leve que acho (nunca tentei) que os nhoques feitos dessa maneira não podem ir para o forno (quando você quer fazer um nhoque ao forno) porque eles se desmanchariam.

Ingredientes (para 2):
300 g de batatas (2 grandes)
30g de farinha de trigo
sal

Preparo:
Lave bem as batatas e fure-as com o garfo. Asse-as em forno médio por uns 45 minutos. Quando prontas, e ainda quentes, retire a casca e com o amassador de batatas as amasse colocando numa tigela. Adicione a farinha e o sal e mexa bem até ser possível trabalhar a massa com as mãos. Você quer o mínimo de farinha possível, então a adicione devagar.

Com a massa pronta, pegue uma bolinha de massa do tamanho de uma bola de tênis e, sobre uma tábua de cortar grande, a "enrole" fazendo uma "salsicha" de aproximadamente 2 cm de diâmetro. Corte os nhoques, reserve num prato com um pouco de farinha, e continue com outra bolinha.

Quando todos estiverem prontos coloque-os na geladeira por pelo menos 1 hora.
Para cozinhar: numa panela com água fervendo e sal, coloque (a mão) tantos nhoques quanto couberem no fundo da panela e deixe cozinhar até eles subirem. Eles vão levar tempos diferentes para subir e você deve os retirar com uma escumadeira à medida que eles vão subindo e os colocar num escorredor de macarrão. Deixe a água voltar a ferver e continue com os outros nhoques.

Para congelar:
Caso você tenha feito muitos nhoques ou se quiser fazer a mais para uma próxima vez, coloque o prato da geladeira no freezer e deixe até eles quase congelarem (isso é para eles não grudarem uns aos outros), retire e os coloque num saco plástico bem fechado (sem ar) e congele.

Molho de Tomates

Já que os nhoques são tão leves e gostosos, o ideal (eu acho) é ter um molho de tomates tao leve quanto e sem nenhum tempero que esconda os gostos simples da combinação. Por isso eu faco assim, sem nada.

Ingredientes (para 2)
800g tomates maduros (~5 tomates)
30g cebola
1 dente de alho
1 colher de azeite
sal

Preparo:

A idéia é tirar a casca do tomate e o esmagar bem (ou usar uma latinha de tomates pelados).


Tire aquela coisa que tem de um lado do tomate por onde ele nasceu e faça um X com a faca nas bundinhas dos tomates. Coloque-os numa tigela e jogue água fervente o suficiente para os cobrir. Deixe por uns 5 minutos, tire a água, tire as cascas e os amasse bem. O resultado é o da foto e já é praticamente um molho de tomates.
Eu não costumo tirar as sementes do tomate porque acho um desperdício e acho que elas nao atrapalham no resultado final, mas você pode tirar as sementes dos seus. Logo antes de tirar a casca, corte-os ao meio e tire as sementes. Cuidado para não jogar tomate fora!

Numa penela, refogue as cebolas picadas com o azeite, deixe bastante até elas ficarem bem translúcidas. Adicione o alho e deixe mais uns 30 segundos. Adicione o molho de tomates e sal e deixe cozinhar por 20 minutos (ou mais, ou menos, dependendo da consistência que você quer no molho final).

Sirva com umas folhinhas de manjericão (muito importante!) e, para quem gosta, queijo parmesão. Já que é tudo tao leve eu coloco uns pedaços de queijo misturado ao nhoque no prato do marido, fica bem bom também.

(por porcao: 352 kcals, 8,7g proteína, 58,2g carboibratos, 11,2g gordura, das quais 1,6g saturadas)

Nenhum comentário: